sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Qual o valor de uma boa conversa? Texto publicado no Portal do Mercado Ético.

Diante das tantas mudanças que vivemos e da necessidade de sermos cada vez mais velozes em tudo o que fazemos, a comunicação tem se tornado algo mais virtual, superficial e desinteressante.



Será que essa maneira de comunicar nos satisfaz? É claro que há situações diversas e muitas vezes uma comunicação objetiva e direta é necessária. Mas o que estou falando aqui é daquele momento da conversa.
E se a gente parasse para pensar antes de iniciar um diálogo, refletisse sobre qual o propósito do encontro, se ouvisse com atenção e o coração sem julgamentos e falasse com intenção? Será que o sabor da conversa não seria outro?

Uma boa troca de ideias pode alimentar nosso ser, ampliar os horizontes, trazer aprendizados e o reconhecimento de nossa sabedoria, revelando que somos mais sábios quando compartilhamos experiências e acrescentamos nosso conhecimento à dimensão do viver. Interesse pelo mundo alheio, reconhecimento de nossas necessidades pessoais e, principalmente, dos problemas vividos em comunidade são pontos que nos permitem criar as melhores soluções para determinadas situações.
Agora, se migrarmos para o mundo corporativo, será que as coisas são tão simples assim? Sabemos que não. As vaidades, o orgulho, a insegurança, o desejo de poder e de tomada de decisão “destemperam” a conversa.

Como suplantar as diversidades?

Imagine se pudéssemos colocar todo o “sistema” numa mesma sala, com seus líderes e participantes envolvidos de forma direta ou indiretamente na criação de suas próprias respostas. Foi esse desejo que motivou e deu origem ao que chamamos hoje de Art of Hosting ou, em tradução livre, a “Arte de anfitriar conversas significativas”.
De uma forma orgânica, essa “arte” foi elaborada por um grupo de pessoas que, por meio de conversas amplas e num ambiente de confiança, compartilharam histórias e aprendizados, resultando numa comunidade de indivíduos que foram convocados a serem anfitriões. Eles partiram de metodologias já consagradas, como PeerSpirit Circling, que resgata o poder da conversa em círculo, e cocriaram outras tecnologias de conversação como Open Space, que amplifica a capacidade de auto-organização do grupo a partir de uma pergunta norteadora colocada pelo facilitador, e o World Café, que explora questões ou problemas realmente importantes para a vida e o trabalho das pessoas, só para exemplificar algumas.
À medida que as conversas se conectam, o conhecimento coletivo cresce e evolui, dando espaço à nova inteligência coletiva, que agrega o maior potencial de cada um. O mais importante é existir um propósito que una a todos. Esse será o chamado para a transformação pessoal, busca de soluções e, principalmente, “o agir” nas organizações, comunidades, famílias e em todas as suas relações.

Foi justamente com o objetivo de colocar pessoas distintas em volta da mesa para discutir os mais variados temas que criamos a Casa Deg Filó.
A iniciativa nasceu com o propósito de motivar e acolher boas conversas, resgatar o valor do compartilhar, do aprender com o outro, e não através de “mestres”, como “donos da verdade” e seres inatingíveis. Nosso lema é a boa conversa, aquela da qual saímos um pouco mudados, e não apenas com uma troca de informações, como aponta o historiador Theodore Zeldin em seu livro a Conversação.

Assim, a Casa Deg Filó proporciona um ambiente aconchegante, com jantar rico de sabores a serem degustados, um tema relevante para a conversa escolhido pelos próprios participantes e uma dinâmica de debate intuitiva, que hoje é reforçada pelas técnicas do Art of Hosting. Tudo isso traz à tona aquilo que já sabemos: a sabedoria de cada um é multiplicada pela roda, pela força do grupo e por uma conversa poderosa e transformadora.


Você também pode participar
Em 2013, a Casa Deg Filó já tem programados diversos workshops sobre esse e outros assuntos. Também vai organizar o Deg Filó Itinerante, que levará a experiência a diferentes regiões de São Paulo. Acompanhe a programação no blog da iniciativa:http://casadegfilo.blogspot.com.br/
Você também pode presentear parentes, amigos e colegas com os prazeres do Sapere, do Saber e do Sabor. Trata-se do “Presenteie com boa conversa”, um convite-presente para participar de uma atividade na Casa Deg Filó. Para saber mais acesse:















Vamos conversar?

Flávia Ursini é gestora e anfitriã da Casa Deg Filó e participa da comunidade Art of Hosting.
www.artofhosting.org

Se desejar ver a matéria no Portal do Mercado ético, clique aqui:
http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/qual-o-valor-de-uma-boa-conversa/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário